segunda-feira, 14 de julho de 2008

Pearl Jam - Gimme Some Truth (2003)

Ontem voltei a pôr Live at The Garden, dos Pearl Jam, no meu leitor de DVDs. É o registo de um excelente concerto que sempre que posso revejo. Para além dos inevitáveis êxitos, o DVD duplo tem ainda surpresas como a presença de Ben Harper (que constitui um grande momento) e alguns extras simpáticos.

Lembrei-me entretanto da versão de Eddie Vedder para You've Got to Hide Your Love Away, presente na deliciosa banda sonora de Iam Sam. E não pude deixar de rever o filme, que de resto me leva sempre às lagrimas, e que ainda repousava, selado, na estante da sala.

Iam Sam tem mais que ver com música do que à partida se possa pensar. Sam, personagem brilhantemente interpretada por Sean Penn, é um fã incondicional dos Beatles, e exemplo de como a música pode ser central na vida de uma pessoa.

Este Gimme Some Truth não faz parte da banda sonora do filme, toda composta por temas re-arrranjados dos Beatles, mas é a minha proposta para hoje por uma feliz coincidência. Eu conhecia o tema de Live At The Garden, mas nunca imaginei tratar-se de um original de John Lennon. O tema que constitui um dos mais belos momentos deste concerto dos Pearl Jam faz parte de Imagine, álbum de 1971 do qual saiu o single que se tornou hino com o mesmo nome.

Por tudo isto, por Lennon, que teve uma das mais incompreensíveis mortes da história da música, pela excelente interpretação dos Pearl Jam e, sobretudo, pela mensagem que passa, Gimme Some Truth é a música do dia.

Ontem por Lennon, hoje por Vedder, Gimme Some Truth.

Porque.... We can handle the truth!
___

"I'm sick and tired of hearing things
From uptight, short-sighted, narrow-minded hypocritics
All I want is the truth
Just gimme some truth
I've had enough of reading things
By neurotic, psychotic, pig-headed politicians
All I want is the truth
Just gimme some truth"

Sem comentários: