segunda-feira, 17 de março de 2008

Deolinda - Contado Ninguém Acredita (2007)

A Deolinda, lisboeta de gema, partilha o seu rés-do-chão com dois gatos e um peixe. Ouve os discos da avó e faz as suas canções à janela, por onde espreita os vizinhos. A sua idade é uma incógnita. Sabe-se apenas que tem idade suficiente para conhecer o que a vida lhe reserva. Romântica e vivida, a Deolinda canta o fado como ninguém.

A Deolinda é a voz da Ana Bacalhau, o contrabaixo de José Pedro Leitão e a guitarra clássica de Luís e Pedro Martins.

Com formações muito distintas, os músicos que compõem este excelente projecto, inspiraram-se na música popular portuguesa e no fado para as suas criações originais.

São pequenas histórias de vida, de amores e desamores, as que conta Deolinda em Canção ao Lado, o álbum de estreia, nos escaparates a meados do mês que vem.

Contado Ninguém Acredita integrou - e com mérito - a compilação Novos Talentos Fnac 2007 e é a minha proposta para hoje. Uma canção fadisteira, alegre e popular como se quer. Fica no ouvido.

E quando Ana põe o xaile pelos ombros, mão na anca, tiques de fadista na voz e na expressão, as cordas pelos dedos de José, Luís e Pedro... a Deolinda ganha vida. É ver e ouvir para crer.

É que Contado Ninguém Acredita. A Deolinda.


_________

"Ó mas ainda não sou Deus
Para reinar aos olhos teus
Que só olham o divino"

Sem comentários: