sexta-feira, 17 de outubro de 2008

X-Wife - Fireworks (2008)

Se alguma dúvida restava, ela deixou de existir com Are You Ready For The Blackout?, o terceiro álbum dos portuenses X-Wife, acabadinho de chegar aos escaparates.
O trio já caiu nas graças de James Murphy (LCD Soudsystem), tem aberto para grandes bandas da cena indie internacional, actua para rádios em Nova Iorque, integra colectâneas um pouco por todo o mundo.
Poucos poderão dizer o contrário: os X-Wife são a banda electroclash nacional, ao melhor nível do que se faz lá fora.

Conversar com João Vieira, Fernando Sousa e Rui Maia é descobrir um grupo sem grandes pretensões, apesar do brilhante percurso que têm feito. Podiam ter o rei na barriga, mas não o fazem. Honestidade é a palavra certa.
Vieira (a.k.a Dj Kitten) eleva a voz em falsete com uma facilidade estonteante, de tão natural. São dele também as letras, desta vez um pouco mais dark, como já tinha ouvido por aí. "Estados de espírito", apressa-se a justificar.
Às teclas e na programação está Rui Maia, de postura equilibrada e rosto afável. Também ele é um "passador de discos", como gosta de dizer. Mas só de vez em quando.
Fernando Sousa está de corpo e alma nos X-Wife e isso vê-se e sente-se ao vivo. Com uma energia quase espasmódica, agarra as linhas de baixo e vibra com elas, do princípio ao fim.
Desde há um ano que Nuno Oliveira se junta ao trio. Mas ao vê-lo atrás da bateria, podia dizer que sempre fizera parte do colectivo.

Are You Ready For The Blackout? mostra uns X-Wife cada vez mais coerentes, um trio que faz música claramente por prazer. Música tão actual como intemporal. E do melhor que se faz por cá.

Escolhi Fireworks de um álbum comprovadamente de boas canções, apesar de ser uma das canções mais pop, porque o registo vocal de João Vieira é completamente viciante. Um bocadinho mais que em Headlights.

Good Times também é uma surpresa engraçada. E desta vez não é Freddie Mercury que está lá atrás num plasma a servir de inspiração. É Prince.

Parece-me que vou voltar a Are You Ready For The Blackout? mais uma ou outra vez. Por enquanto fica esta sugestão, Fireworks, X-Wife.

Ready or not... um disco mais que obrigatório.
______

"Until the night is gone
I hear fireworks...
Strange things seem to happen when you're sober
Just like the rope breaks when you're not pulling any harder"

Sem comentários: