terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Feromona - Bisturi (2008)

Estou a gostar disto.

Uma Vida A Direito é o álbum de estreia dos lisboetas Feromona, um trio que já anda por esses palcos fora desde 2002.

Fiz o download - legal, gratuito e completo - desta primeira aventura de estúdio e a coisa agrada-me. Principalmente pela mistura de influências que, embora se concentrem todas algures na década de 90, dão às canções um travo ao mesmo tempo novo e familiar. Feromona às vezes é um power-trio puramente rock 'n' roll a beber nos 90's, outras vezes é mais grunge, nalguns arranjos e letras que não me espantaria ver traduzidos nos cadernos de Cobain, às vezes cai mais para as sonoridades indie. Para além de cantarem sempre em português, há outra coisa que dá a Uma Vida A Direito uma identidade - diria... - lusa. Estão lá os Ornatos Violeta em grande plano a dar o mote, e todas as outras bandas nacionais que marcaram o rock dos últimos anos de 80 e toda a década de 90.

Gostei bastante do toque mais funky com que começam Psicologia, um dos temas escolhidos para single e que já está a rodar nas rádios. As letras são deliciosas por duas razões, só aparentemente contraditórias: são histórias simples de raparigas, sexo e discussões mas não lhes faltam os sentimentos, sem serem lamechas.

A verdade é esta: os Feromona falam do que lhes apetece e fazem-no com competência.

E há outra coisa muito rara: letra e música sobrevivem, nenhuma se sobrepõe à outra. Há o mesmo cuidado nas duas componentes da canção e isso é muito bom de ouvir.

Escolhi este Bisturí, de um álbum que - não consigo bem explicar porquê - já fazia falta ouvir, sem ser propriamente um diamante luminoso. Talvez das canções mais "abstractas", mas a que me marcou mais.

Uma coisa é mais que certa. O download vale a pena e recomenda-se. E, façam favor, contribuam com aquilo que quiserem e puderem, mas não deixem de contribuir.

Bisturí, os Feromona.

_______

"Um bisturi
pedaço
de algodão doce
um bisturi
que eu seguro como se ele fosse
só p'ra ti
p'ra que mordas sem que eu sinta remorsos"

2 comentários:

Eliseu Raphael Venturi disse...

Patrícia, mas que blog excelente o teu! Abraços e parabéns pelos posts, é um prazer os ler!

Patrícia Raimundo disse...

Olá Eliseu,
Muito obrigada pelas tuas palavras!
Abraço.