Confesso que fiquei surpreendida quando soube do regresso dos Alice In Chains, 7 anos depois da morte de Layne Staley, 14 depois do último álbum. Depois, aquela sensação dúbia: por um lado, a excitação de ver de volta uma das minhas bandas preferidas de sempre, por outro, o medo de que a nova formação traia a memória saudosa de um dos frontmen mais carismáticos de todo o movimento grunge. Um homem com um timbre inimitável, uma presença incomparável.
Hoje não consigo deixar de tremer ao digitar o endereço do site da banda. Está lá para escuta e download o primeiro avanço para o álbum que vai sair em Setembro. A Looking In View é o single, Black Gives Way To Blue, o disco. Os primeiros sem Staley.
Entro, arrepiada e com pequenas borboletas na barriga. Faço a inscrição para o download, entro no site propriamente dito e a canção começa a tocar. Parece que voltei aos meus 13 / 14 anos, ao quarto de cortinas verdes e à aparelhagem de som (que conservo ainda) em cima da escrivaninha velha de madeira. Parece que voltei ao dia em que, pela primeira vez, pus um disco dos Alice In Chains a ecoar pela casa toda. Andava fascinada com o grunge, já tinha passado pelos obrigatórios Nirvana e Pearl Jam e voltava-me agora para o lado mais negro e pesado do movimento, voltava-me para a banda de Layne Staley. (É engraçado como ainda hoje o meu pai reconhece a música que durante anos deu cor às nossas manhãs: Got Me Wrong, em versão MTV Unpplugged).
Ao ouvir A Looking In View, percebo que devia ter confiado em Jerry Cantrell. Ele só ressuscitaria os Alice In Chains se realmente isso honrasse a vida e obra do amigo Staley. E sendo ele um dos principais compositores, outra coisa não seria de esperar: está lá tudo. Aos primeiros acordes respira-se o espírito Alice In Chains original. Não vou pensar em William DuVall, o novo vocalista, como o substituto de Staley. Ninguém iguala aquela voz. Ninguém. Mas é uma excelente escolha, um vocalista competentíssimo, que se encaixa perfeitamente na sonoridade da banda.
Os Alice In Chains já estão a preparar a tournée europeia. Se vierem a Portugal, vou lá estar sem nenhuma dúvida. Por Staley, por Cantrell, e pela nova vida que deu a uma banda seminal.
A Looking In View, o regresso dos Alice In Chains.
_________
"A looking in view too long on the outside
Desperate plans make sense in a low life
That's why you'll never tell me heaven's on your mind"
domingo, 5 de julho de 2009
Alice In Chains - A Looking In View (2009)
Etiquetas:
Alice In Chains,
grunge,
Jerry Cantrell,
Layne Staley,
William DuValle
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Curti a sua resenha e concordo plenamente com ela...quase fui as lagrimas quando ouvi a looking in a view , pensei a mesma coisa...eu deveria ter confiado no jerry , ta lindo cara , nao vejo a hora de ver o alice...mesmo pq nao tive a chance de ver o stanley...mas acredito que isso é uma homenagem que honra a vida musical dele em uma das bandas mais importantes da minha vida !
Tiago, muito obrigada pelo teu comentário! Também eu quase fui às lágrimas, mal posso esperar pelo álbum! E estou a torcer para que não se esqueçam de Portugal quando começarem a digressão!
Enviar um comentário