A tarde do passado sábado passei-a em frente à VH1, esse grande canal de oldies. Para além de ser o Red Hot Chili Peppers weekend, começava o Best of Ballads.
Que eu sou grande fã da música dos anos 80, todos por aqui sabem. Agora juntem as melhores baladas da década, baladas rock à séria, a uma tarde de descanso e à companhia certa e... Isto sim, é qualidade de vida!
Durante várias horas desfilaram canções de amor emblemáticas como Is This Love?, dos grandes Whitesnake. Os clips são deliciosos. Por um lado temos a figura máscula das grandes estrelas rock - calças de cabedal justas, gabardines e cabelos compridos - por outro, as beldades de enchumaços nos ombros e saias curtas. O erotismo sempre presente. Mas não é um erotismo como o dos dias de hoje. Hoje há menos roupa e corpos mais esculturais. Nos anos 80, o erotismo é, por assim dizer, mais natural. Há peitos descaídos e roupa interior da avózinha, para ajudar a construir a imagem.
Como não poderia deixar de ser, lá estava na tabela das melhores baladas de sempre Wicked Game, de Chris Isaak. No meu top pessoal leva dois galardões: o de clip mais ousado e de balada mais sensual de sempre. Não se deixem enganar: a versão dos pseudo-metaleiros HIM para Wicked Game não lhe faz justiça nem um bocadinho.
Bonnie Tyler e Total Eclipse of the Heart não faltaram à chamada. É engraçado ver também os efeitos especiais da época. Turnaroud, bright eyes... e é ver os olhos dos dançarinos literalmente a brilhar como se se tratasse de duas lanternas.
Kayleigh, dos Marillion, também lá estava. Do you remember... chalk hearts melting on a playground wall... Quem não se lembra? Um dos versos mais emblemáticos das baladas rock.
Há dias propus aqui Patience, uma das muitas boas baladas originas dos Guns N' Roses. A VH1 não tem a mesma opinião e marca a presença da banda de Axl Rose com... a versão para Knockin' on Heaven's Door, de Bob Dylan. Mas uma desilusão não destrói uma tarde.
Aproximava-se o número 1 e faziam-se apostas. Alguém me dizia que o primeiro lugar deste Best of Ballads pertencia a Steven Tyler e companhia. E não é que tem sempre razão? Lá estava o meteorito de I Don't Want To Miss a Thing, a canção que os Aerosmith compuseram para o filme de 1998, Armageddon.
Não é dos 80's, mas é uma balada especial. Muito especial.
As baladas, meus amigos, não são algo de que devamos envergonhar-nos, como dizia um radialista da nossa praça.
Assim, aqui fica(m) a(s) sugestão(ões).
I Don't Want to Miss a Thing, os Aerosmith.
___
"'Cause even when I dream of you
The sweetest dream will never do
Id still miss you, baby
And I don't want to miss a thing"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário