terça-feira, 18 de novembro de 2008

Rednex - Cotton-Eye Joe (1994)

Eu e o Tiago temos um casal amigo com quem sair é uma experiência alucinante.

Ontem lá fomos, rumo ao restaurante japonês. Entrámos todos no carro e é aí que tudo começa. Entrar naquele Alfa Romeo é como entrar numa máquina do tempo que nos teletransporta de imediato para uma década mais ou menos longínqua. Geralmente lá vamos nós a caminho dos anos 80, via Whitesnake ou Extreme. Somos todos uns grandes fãs da cultura dos 80's. Música, filmes... tudo. Mas ontem a viagem (musical) foi mais longa e fomos atrás no tempo até aos anos 50, com direito a interpretações efusivas e tudo. Em menos de nada passámos em revista 4 décadas. 60's, os 70's dos Bee Gees e as suas dentaduras impecavelmente brancas, a inevitável década de 80 e... pela primeira vez desde que nos conhecemos, chegámos aos anos 90. Mas não aos anos 90 do grunge, mas à década da pop-carrinho-de-choque.

Nos anos em que Kurt Cobain e companhia andavam a revolucionar, a partir de Seattle, a história do rock mundial, uma verdadeira explosão de música pop altamente viciante e dançável acontecia. Saturday Night, de Whigfield; Cotton Eye Joe, dos Rednex; All That She Wants, dos Ace Of Base; The Rythm Of The Night, de Corona; What is Love, dos Haddaway; Scatman, do Scatman John, mais tarde o Blue, dos Eiffel 65 e tantos tantos outros... enchiam as compilações Dance Power e afins.

Todos nós que íamos naquele carro ontem, aos pulinhos, a imitar as coreografias dos 90's, a acertar em quase todas as letras, a fazer os sons de feira característicos, todos nós crescemos a ouvir isto.

De um acervo de centenas de hits dos anos 90, escolhi este Cotton-Eye Joe, na versão da banda sueca de techno-country (!) Rednex.

É que os guilty pleasures devem soltar-se de vez em quando. Tenho que confessar que soube bem, mas que já voltei ao normal durante o dia de hoje (o meu emprego afinal, ainda não está em risco...).

Para consumir com moderação, Cotton-Eye Joe, Rednex.

_____

"If I hadn't been for Cotton-Eye Joe
I'd been married long time ago.
Where did you come from,
Where did you go,
Where did you come from, Cotton-Eye Joe?"

____

à Diana, ao Milton, ao Oliveira e ao meu amor...
Para onde vai ser a viagem da próxima vez? ;)

Sem comentários: