domingo, 16 de novembro de 2008

AC/DC - Thunderstruck (1990)

O meu irmão mais novo, de17 anos, anda a ouvir essa grande instituição do hard rock que são os AC/DC. Houve tempos em que temi pelo gosto musical dele, os "miúdos" ouvem cada coisa... Mas já não há perigo e posso dormir descansada.
Não sei se foi assim ou não, mas, no meu íntimo orgulho de irmã mais velha, gostaria que a minha melomania tivesse sido a influência, a razão pela qual o meu irmão não sucumbiu à geração D'zrt.

Está lá tudo. Os álbuns que fizeram dos AC/DC a mítica banda que hoje é. Estão lá, arrumadinhos numa pasta no pc, os ficheiros Mp3 de You Shook Me All Night Long, It's a Long Way To The Top If You Wanna Rock 'n'Roll, Highway To Hell, Back in Black, este arrepiante Thunderstruck e muitos mais.

A explicação aqui está: um gajo lá da turma que também ouve estas cenas! A T.N.T é demais e se fores ao YouTube, está lá o Thunderstruck, o gajo com aquela roupinha - fatinho de calções e chapéu - e os dedos dele, na guitarra... espectacular!

O gajo do fatinho é Angus, um dos irmãos Young, a dupla fundadora dos AC/DC. Baixinho, magro, mas sempre irrequieto, é um dos grandes guitarristas de todos os tempos. A voz é de Brian Johnson, uma das vozes mais sujas da história do rock.

Que diria Angus Young, a quem o fenómeno do download de músicas ainda faz impressão, deste interesse de miúdos da idade do meu irmão (e da minha também, que nasci um ano depois de os AC/DC lançarem o seu... 11º álbum...)? Não se ralaria muito. It's only rock 'n'roll and we love it. (conferir a entrevista de Angus à Blitz deste mês).

A minha sugestão para hoje faz-me lembrar aquele programa da velhinha Rádio Cidade, o City Rock, lembram-se? Ia para o ar aos fins-de-semana à tarde, se bem me lembro, e passava as grandes malhas do hard rock. Nesse tempo a Rádio Cidade não era a extensão radiofónica dos Morangos Com Açúcar. Era uma rádio comercial, é certo, mas que me encantava por ter programas tão diversos como o madrugador Naftalina (sim, com os grandes êxitos dos 70's e 80's...), o City Rock e o Cidade By Night.

Voltando a Thunderstruck... Um dos temas que marcou a carreira dos AC/DC, e que hoje arrepia qualquer um que goste de uma boa malha hard rock. Basta começar a ouvir o riff inicial, e o coro mais arrepiante da história do rock faz o resto.

A banda dos irmãos Young está aí com álbum novo. Na verdade, Black Ice é a prova que o rock 'n'roll não morreu, que há ainda quem faça boas canções rock, sem pretensiosismos, just to have some fun.

É o que a crítica tem dito e é aquilo que vou comprovar nos próximos dias, quando ouvir o álbum na íntegra.

Até lá, Thunderstruck, os AC/DC.

______

"I was caught
In the middle of a railroad track (Thunder)
I looked 'round,
And I knew there was no turning back (Thunder)
My mind raced
And I thought what could I do? (Thunder)
And I knew
There was no help, no help from you (Thunder)

Sound of the drums
Beatin' in my heart
The thunder of guns!
Tore me apart
You've been... thunderstruck!"

Sem comentários: