segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Guns N' Roses - Welcome To The Jungle (1987)

Nos dias que correm, eu deveria estar aqui a falar de Chinese Democracy, o álbum que já era mítico antes de existir, o álbum que os fãs dos Guns N' Roses esperaram 14 anos para ouvir (com algumas escapadelas ilegais pelo meio...).

Quando soube que a banda de Axl Rose disponibilizaria o álbum na íntegra no MySpace antes de este sair para os escaparates fui a correr. Desde sempre que ouço falar em Chinese Democracy e, se me permitem o desvio, é com tristeza que constanto que 14 anos depois a ironia do título ainda faz todo sentido e ainda incomoda o país em questão.

Também é com alguma tristeza que passo os ouvidos (mais uma vez) pelos temas do disco. Não consigo ouvir os Guns ali. Em nenhum dos temas. Se eu não soubesse que aquelas eram canções de Rose e companhia (sem Slash), até diria que são canções rock competentes. Não são inovadoras, não são estonteantes, são temas razoáveis. Mas tratando-se dos Guns 'N Roses... o caso muda inevitavelmente de figura. Não reconheço em Chinese Democracy nenhuma das duas fases dos Guns. Nem a banda hard rock deste Welcome To The Jungle, nem a banda baladeira de November Rain.

É bom? É mau?

Nem uma nem outra, como convém. A verdade é que senti vontade de voltar a 1987, à selva descrita pelos Guns N' Roses no álbum de estreia Appetite For Destruction. O riff inicial começa tímido, intermitente, mas quando é agarrado não pára. Axl está na sua melhor forma, voz solta para brincar ("Watch it bring you to your shun n,n,n,n,n,n,n,n,n,n,n,n knees, knees"). Sem dúvida um dos temas emblemáticos da história dos Guns e do rock em geral.

Fico feliz por ver Chinese Democracy finalmente nas ruas, mas a sensação que fica é a de um prato insonso. Será falta de Slash?

Welcome To The Jungle, os Guns N' Roses.

_____

"You know where you are
You're in the jungle baby
You're gonna die
In the jungle
Welcome to the jungle
Watch it bring you to your shu n,n,n,n,n,n,n,n,n,n,n,n,n knees, knees"

1 comentário:

formatted error free disse...

esta musica pode ser dedicada ao carlos queiros...