quarta-feira, 17 de setembro de 2008

JP Simões & Luanda Cozetti - Se Por Acaso (Me Vires por Aí) (2007)

Sento-me ao computador com uma alegria quase adolescente, apesar do inchaço do lado direito da cara (um dente extraído...) e do saco de legumes a servir de compressa de gelo. Hoje conheci JP Simões, conheci mesmo. Já aqui falei do músico que descobri ser de Coimbra. Várias vezes até. A propósito do primeiro álbum a solo, 1970, e do programa que edita e apresenta aos sábados na RTP2, KM0.

Camisa branca, calças de ganga - magríssimo -, vejo-o entrar. O vai e vém por aquelas bandas é grande e não reparo, apesar de já estar à espera dele. Quando abre a boca para dizer Olá, boa tarde, aí reconheço-o. Não é o João, como teima em apresentar-se. É o JP Simões.

O que talvez não pareça óbvio, a julgar pelas suas canções, é o fantástico sentido de humor do músico. Conversar com ele é coisa de outro mundo.

Hoje proponho aqui Se Por Acaso (Me Vires Por Aí), na versão especialíssima em dueto com Luanda Cozetti, do excelente projecto Couple Coffee, aquando do lançamento de 1970. Dois músicos fantásticos, num tema tão simples - de travo a canção clássica - quanto belo.

É uma ode - arrisco dizê-lo - à vida citadina, à solidão que atravessa os corações cosmopolitas. Pelo menos vejo-a assim. Uma canção sobre encontros e desencontros, onde alguém diz "Quero que saibas que cago no amor, / Acho que fui sempre assim...", como quem diz ama-me, encontra-me.


Se Por Acaso (Me Vires Por Aí), JP Simões & Luanda Cozetti para ouvir.

_______

"Se por acaso me vires por aí
Vamos tomar um café
Diz qualquer coisa, telefona, enfim
Eu ainda moro na Sé"

2 comentários:

Fátima disse...

ooh. gostei...já tinha ouvido falar, mas ainda não tinha ouvido. =)

gone.away disse...

eu estava a passar na net e pesquisei sobre a minha unica razao de vida que eh offspring parei no teu blog e...obrigado..obrigado por nao te esqueceres deles e obrigado por me fazeress feliz por saber que ainda ha sobreviventes dessa geraçao linda que ouvia offspring como devia de ser...eu vivo para isto para eles e para alcançar o dia em que os offspring voltarao a ser os putos de 1995 que se lixavam pa toda a gente e so tocasse guitarra e bateria e usase o cabelo cheio de gel com aquele penteado espenhado...eh nao eh???foram os melhores tempos da nossa vida quer dizer da minha nao pois so tenho 19 anos mas dava pa gustar...e alçgum dia ha-de voltar a vir esses anos antigos e essa rapaziada antiga ha-de voltar para fumar uns charros e cantar self esteem ou preety fly...quem me dera...e choro como chorou dexter holland pela morte da namorada e que o fez cantar gone away... (if i dont born a men, i born a offspring)chaisingpavements.blog.pt