segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Montecalvo146 - O Camponês Viu o Mar (2008)

A música de hoje é uma sugestão vinda directamente da edição deste sábado de KM0. Perto de Santa Maria da Feira, em Montecalvo, no número 146, JP Simões e equipa descobriram... os Montecalvo146.

Donos e senhores de uma interessante sonoridade experimental e electrónica, aliada a uma poesia do canto falado, os três músicos lançaram este ano o primeiro CD promocional, Chaves de Casa.

Nele, Cristiano Moreira, Lionel Fernandes e Ricardo Raimundo juntaram experiências em forma de faixas. Umas mais electrónicas, outras mais melódicas, umas mais bem conseguidas outras menos. Chaves de Casa, disponível para download no MySpace da banda, inclui até uma revisitação do clássico tema de Carlos Paião Cinderela, a que deram o nome de Cinderela Nulla Vita, na minha opinião o menos inspirado dos 4 temas de apresentação.

Canção tocada ao vivo para o KM0 e para mim o melhor tema de Chaves de Casa, O Camponês Viu o Mar é um grandioso cartão de visita para os Montecalvo146. Poesia em palavras e sons, samples muito bem escolhidos, o tema é um grande exercício de inspiração e vai-me fazer seguir de perto o percurso da banda de Santa Maria.

Ao ouvi-los não posso deixar de associar-lhes algumas sonoridades, muito embora não tenha ideia se sejam ou não efectivas influências. Ricardo Raimundo faz-me de alguma forma lembrar o estilo de Pedro D'Orey nos Wordsong e também, mas mais vagamente, o de uns Mão Morta mais calmos e electrónicos. Meras suposições.

Os factos são estes: Montecalvo146 é uma localização a reter.

Para hoje e para começar, O Camponês Viu o Mar, Montecalvo146. Obrigatório.

_____

"Ouve lá, já viste o mar?
Dizem-lhe o infinito,
Dizem que toca ao longe o céu
E que dele se torna
Indistinto.

Dizem que é de um azul imenso
E dizem também,
Para espanto meu,
Que não é dele a cor azul
Mas da vontade do céu."

Sem comentários: