quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

The Velvet Underground - The Black Angel's Death Song (1967)

Com a vossa licença, vou voltar a The Velvet Underground & Nico, o (meu) melhor álbum de 2008. Porque por mais vezes que descasque a "banana" e a ponha a rodar no rádio, o sentimento é o mesmo. E é mais ou menos isto: estes tipos são uns génios. Como se eu estivesse em pleno final dos 60's, a viver a experiência do psicadelismo e a assistir à emergência de Lou Reed, John Cale, Nico e os Velvet Underground. A verdade é que a cada audição, tudo me parece mais novo e mais genial e mais experimental. Mesmo depois de terem aparecido toda uma série de coisas novas depois deles, os Velvet Underground continuam a ser inovadores.
Pelos menos aos meus ouvidos.

Para hoje escolhi esse OVNI musical que é The Black Angel's Death Song. Enquanto escrevo arrepio-me com aquela guitarra propositadamente desafinada, com as melodias sem sentido, o feedback, o estilo quase spoken word que Reed adopta, os ruídos que assaltam a canção como se fossem sopros ou fugas de ar de máquinas industriais.

Lou Reed e John Cale sempre disseram que o tema não significava nada, que era apenas uma sucessão interessante de sons, os dos instrumentos e os das palavras ditas. Houve quem identificasse em The Black Angel's Death Song uma mensagem comunista, um apelo à liberdade de escolha. Nada disso, os autores mantinham a justificação.

Não sei se a canção de The Velvet Underground & Nico quer ou não transmitir uma mensagem, não sei se é ou não um hino ao Comunismo ou a outra ideologia qualquer, não sei se é ou não uma mensagem encriptada, como outros disseram. Não sei e, na verdade, que importa isso perante uma pedaço tão significativo de arte avant-garde? Talvez o objectivo de Reed e Cale fosse mesmo esse, o de realçar a liberdade, não só de escolha, como a de criar. Sem barreiras nem sentidos nem outros condicionalismos. Porque a arte não precisa de ter um sentido óbvio nem sequer visível para ser entendida e apreciada.

The Black Angel's Death Song, The Velvet Underground.

Ainda preciso de dizer que o álbum da banana é obrigatório?

________

"If the stone glances off
Split didactics in two
Leave the colors of the mouse trails
Don't scream, try between
If you choose, if you choose, try to lose
For the loss of remain come and start

Start the game I che che che che I
Che che ka tak koh
Choose to choose
Choose to choose, choose to go"

_____

Ao que parece os AC/DC vão trazer Black Ice a Lisboa já em Junho! Esperamos que sejam verdadeiras as fugas de informação vindas da banda que lhes faz as primeiras-partes! Dê por onde der, vou pegar no meu irmão e vamos os dois ver Angus Young e companhia!

Sem comentários: