quarta-feira, 6 de maio de 2009

Tó Trips & Tiago Gomes - End Of An Endless Road (2009)

Não li Pela Estrada Fora aos 18 anos, como Tiago Gomes. Devia tê-lo feito. Não sei como é que Kerouac me escapou durante tanto tempo, mas sei que já me marcou. Para sempre.

Não cheguei a ver ao vivo On The Road, o projecto que junta a guitarra de Tó Trips às palavras de Tiago Gomes. Por essa e outras razões, fiquei contente quando que algumas canções tinham sido gravadas e dado origem ao Ep da colecção Optimus Discos Vi-os a Desaparecer na Noite.

Estou cada vez mais apaixonada pelo spokenword, pela forma inconfundível como Tó Trips toca guitarra, pela voz (que ao início me parecia monótona) desarmante de Tiago Gomes e por Kerouac. Para além de o ambiente criado pela dupla ser irrepreensível, o mais fiel que conseguiram ao imaginário de Pela Estrada Fora, a escolha dos excertos foi um tiro perfeito. Tirando uma ou outra canção, também eu teria escolhido aquelas passagens.

Em especial esta, que deu origem à faixa mais arrepiante de Vi-os Desaparecer na Noite. É que, logo aos primeiros acordes de End Of An Endless Road consigo ver Sal sentado no velho molhe por cima de New Jersey, também eu consigo ver Dean Moriarty no seu casaco andrajoso e comido pelas traças a subir para o comboio. Na guitarra de Trips e nas palavras resignadas e melancólicas de Tiago Gomes vejo tudo isto.

Mais um Ep obrigatório.

Tó Trips & Tiago Gomes, End Of An Endless Road.

________

"Sem que ninguém, absolutamente ninguém,
Saiba o que vai suceder a ninguém,
Além dos desamparados farrapos do envelhecer,
Penso em Dean Moriarty.
Penso mesmo no velho Dean Moriarty,
O pai que nunca encontrámos.
Penso em...
'What's up, Dean?'"

Sem comentários: