quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

The Velvet Underground & Nico - Sunday Morning (1966)

Não consta que Sunday Morning tenha sido escrita numa manhã de Natal que calhou a um domingo. Ainda assim, e para mim, esta é uma canção para a quadra.

Originalmente escrita a pensar na voz doce de Nico, acabou por ser cantada por Lou Reed na versão de The Velvet Underground & Nico, o álbum da banana. No último ano tenho-o consumido de forma quase compulsiva, e vezes houve em que julguei ser impossível tratar-se de Reed. É um registo completamente diferente do resto do disco. Está explicado porquê.

Isto de escrever sobre canções torna-nos devoradores vorazes de informação. Jornais, revistas, livros, blogs, sites, tudo. Descobrem-se coisas incríveis por detrás dos temas, outras coisas vêem por arrasto. Chega a ser assustador.

Talvez a sonoridade natalícia de Sunday Morning advenha da utilização do instrumento com o sugestivo nome celesta e da voz angelical de Nico, ao fundo. A verdade é que, quando o inverno se instala e Dezembro se aproxima, este tema entra obrigatoriamente nas minhas playlists. As do mp3 e as da memória.

Sunday Morning, os Velvet Underground, com Nico.
____

“Sunday morning and I’m falling
I’ve got a feeling I don’t want to know
Early dawning, sunday morning
It’s all the streets you crossed, not so long ago

Watch out, the world’s behind you
There’s always someone around you who will call
It’s nothing at all”

____

depois
do Natal vão aqui ouvir falar de Dj Ride. Ora espreitem.

1 comentário:

ZdT disse...

Grande album, cantiga que nunca cansa.