segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dj Ride - Beat Journey (2009)

Já não tenho nenhuma dúvida. Existem soluções - das boas - para a "indústria" musical. E não, as soluções não passam por cortar o acesso à internet a quem faz downloads ilegais. A solução não é inventar mais e melhores sistemas de protecção de dados. Aliás, o problema não é a internet nem o download. Aliás, a solução pode mesmo ser a internet e o download. O download gratuito e autorizado. Talvez este caso da Optimus Discos sirva de exemplo.

Eu também tinha os meus pudores em relação a estas iniciativas de marcas na distribuição e promoção da arte. Conversas aqui e ali fizeram-me pôr esse tipo de preconceito de lado e dar mais importância à qualidade artística do produto e não à marca, que não é nada mais nada menos que um mecenas. E quando o mecenas se rodeia de quem realmente entende do assunto, não há razão nenhuma para que as coisas não resultem.

A verdade é que, se por detrás da Optimus Discos não estivesse Henrique Amaro, o projecto seria mais um falhanço como o Rock Rendez Worten. Mas a iniciativa é boa, Amaro está lá a dar as coordenadas e as bandas escolhidas para esta primeira leva de EP's são, sem sombra de dúvida, parte da nata da música contemporânea portuguesa. O resultado não poderia ser outro: 6 EP's deliciosos, inquestionáveis, de uma qualidade estrondosa.

A música gratuita digital e autorizada, que salvaguarda os direitos e liberdades dos músicos é possível. Mas será que alguém ainda tem dúvidas disso? Para os coleccionadores, os amantes do suporte físico, haverá sempre o CD e o vinil, com edições especiais, limitadas e outras mais-valias associadas. O lugar das grandes editoras também não se extingue, porque há mercado para as duas formas de produzir e distribuir música.

Estas considerações ficam por aqui, por hoje.

E para hoje proponho uma Beat Journey, com Dj Ride. Às vezes nem sei o que dizer. Beat Journey, o EP com o selo Optimus Discos, vem reforçar o que todo nós já suspeitavamos: para além de exímio turntablist, Ride é um produtor genial. É ouvir para crer, como aos 23 anos alguém consegue fazer um trabalho tão maduro e consistente.

Dj Ride, Beat Journey.

Sem comentários: