terça-feira, 13 de maio de 2008

Buena Vista Social Club - Amor Verdadero

Em 2005 morria Ibrahim Ferrer e só aí conheci o Buena Vista Social Club. Um mundo tão vasto como é o da música tem sempre cantos recônditos e os ritmos cubanos, para mim, eram um desses sítios.

Amor Verdadero conquistou-me principalmente pela voz de Ferrer. Voz suja, como gosto de lhe chamar. A forma como esta história trágica é contada também me despertou interesse. É como uma conversa de amigos. Uma traição levou o homem ao álcool e à droga, depois à prisão. Só um amor, de entre todos ficou.

Mas os melhores momentos da longa faixa são sem dúvida os solos, mais ou menos a meio da composição. Y Al piano, Don Rúben González. E lá começam as virtuosas teclas do grande músico do Buena Vista Social Club. Logo a seguir Oiga Compay, mira quien viene por allí, Compay barbarito Torres... Special. Como se de facto um amigo que não se vê há muito tempo entrasse pelo bar adentro.

E mesmo para quem como eu não tem particular afeição à musicalidade latina, digo-vos, Amor Verdadero é contagiante.

Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Rúben González e outros, o Buena Vista Social Club com Amor Verdadero.

Caramba!

____

"Amigo pida otra copa, caramba
Que este cantor le convida,
Que aunque a ustedes no le importa,
Voy a hacerles la historia de mi vida

Amé mucho a una mujer,
De mi alma la más querida,
Me traicionó la perdida, caramba,
Que ingrato y mal proceder

Ella me hizo beber,
Ella me hizo un perdido,
A la droga me tiré, amigo mío,
Y a la cárcel fui llevado"

Sem comentários: