segunda-feira, 5 de maio de 2008

Cool Hipnoise - Dantes (1999)

A falta de tempo tem sido o grande motivo desta minha ausência prolongada. Ando com trabalhos extra e o dia, esse, continua com as mesmas 24 horas.
Ainda não ouvi novamente Violet Hill, como tinha prometido. Mas vou ouvir.

A propósito do tempo, e da falta dele, lembro-me sempre dos Xutos & Pontapés. O tempo, é difícil controlar o tempo, faz tempo que não penso muito em mim, dizem eles em Queimando Tempo. E, como em tudo na música desta Instituição do rock português, é verdade.

Depois temos Dantes, do primeiríssimo álbum 78/82. Uma grande canção.
A versão que proponho hoje aqui pertence a XX Anos XX Bandas, de 1999, álbum comemorativo dos 20 anos de carreira dos Xutos & Pontapés. Nele, grandes nomes da música nacional revisitaram os temas a banda de Tim e companhia, muitos deles com roupagens verdadeiramente surpreendentes.
É o caso de Dantes, re-arranjado pelos Cool Hipnoise: o punk-rock característico da versão original deu lugar a uma doce bossa-nova, a voz seca de Tim, a uma voz doce e melodiosa.
E é esta contradição que faz de Dantes uma das faixas mais surpreendentes do álbum de tributo.

Falar do tempo, da falta de tempo, da passagem do tempo, da dolorosa passagem do tempo, com uma suavidade inacreditável.

6 estrelas.

____

"Dantes, o tempo corria lento, meu
Dantes, matava-se o tempo, meu.
Mas tudo isso passou,
foi o tempo que me matou."

Sem comentários: