terça-feira, 6 de maio de 2008

Xutos & Pontapés - Privacidade (2001)

Para uma fã dos Xutos & Pontapés como eu, vê-los em concerto pelo menos uma vez por ano é uma necessidade. Há uma altura do ano em que penso: tenho de ir vê-los. Seja onde for, quando for. E então vasculho as agendas de concertos até descobrir uma data e um local.

Muitos dizem que ao vivo os Xutos são sempre a mesma coisa. São e não são, digo eu. É claro que o que leva multidões aos concertos são os mesmos hinos, é a vontade de rever ideais e partilhá-los, uma vez mais. Mas há algo que torna cada actuação única. Não sei o que há, mas há. É como aqueles encontros anuais de amigos de longa data. É isso. A magia do reencontro. Relembram-se os velhos tempos e contam-se as novidades.

Privacidade, a minha proposta para hoje, está para a discografia dos Xutos como a notícia de um casamento ou gravidez está para os encontros de velhos amigos. Passamos de preocupações como o desemprego, a emigração, a CEE, para as preocupações modernas da super-vigilância.
É como se o amigo de infância, que só queria saber de copos, se preparasse agora para ser pai.

Este tema, do pouco consensual XIII, é um dos meus preferidos do álbum de 2001. É actual, é pertinente, é bem escrito e bem composto. É crítico. Deveria ter sido single.


E se 1984, o livro, tivesse banda-sonora, talvez pudesse ser esta.

Privacidade, os Xutos & Pontapés.

___

"Quem vive, quem morre,
quem come e quem passam fome,
passa tudo pela minha mão,
Agradece ao Grande Irmão"

1 comentário:

Fátima disse...

os xutos, os xutos... =) não me estou a lembrar dessa agora, mas o ambiente dos concertos é mesmo esse que disseste, sabe sempre bem, é uma magia antiga. vejo-os todos os anos também, normalmente no avante. este ano vi-os na semana académica e ainda bem, porque não chegaram a ir ao avante.