domingo, 11 de janeiro de 2009

Dj Ride - Come Take The Ride (2007)

Talvez fosse preconceito. Apesar da minha melomania não estou a salvo.
A verdade é que a música electrónica, as festas, os dj sets, os clubes de dança nunca me chamaram muito à atenção. Eu sou rock 'n' roll. Gosto dos grandes concertos e do pó que levantam, gosto da rudeza do som ao vivo, do suor, das salas pequenas, dos recintos sujos. Não saio para dançar, saio para ouvir e ver música.

Não é algo que tenha escolhido, nem que consiga explicar.
Por força da profissão, os meus preconceitos musicais - se é que assim se podem chamar - têm ido todos pelo cano abaixo. O último deles a ser destruído, e talvez um dos maiores, foi o "preconceito-dj", vamos chamá-lo assim.

O maior responsável é Dj Ride, campeão nacional de turntablism e um dos poucos portugueses a dedicar-se a sério à arte do scratch. Começou aos 17 anos e hoje, aos 20 e muito poucos, lançou o tão aguardado álbum de estreia, Turntable Food, já colaborou com nomes como Micro Audio Waves, The Legendary Tiger Man, Slimmy ou Coldfinger e prepara-se para cumprir um feito inédito em Portugal: lançar o 1º vinil de scratch português, uma ferramenta essencial para que o turntablism nacional saia do quase marasmo em que está.

Quase, porque Ride é um agitador incansável nestas coisas do scratch, e o panorama pode realmente mudar, daqui em diante.

Ouvi os temas dele no MySpace, vi os vídeos todos e ao conhecê-lo consegui entender porque é que o sólido "preconceito-dj" se desfez. É que o dj pode (e deveria sempre que possível) ser um criador, mais do que um mero passador. Também gosto de alguns passadores de discos, mas aquilo que mais me afastou do deejaying foi isto: alguma falta de criatividade.

Ora, Dj Ride faz a sua própria música e fá-la de forma - quanto a mim, que sou leiga - brilhante.

Escolhi este Come Take The Ride, com a magnífica participação de Margarida Pinto, vocalista dos Coldfinger. Soberbo.

Não deixem passar a boleia de Dj Ride, Come Take The Ride.

___

"Come on, take the ride
Come along, baby, won't you take the ride?"

Sem comentários: