quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Viviane - Serenata à Chuva (2007)

Chove. Têm chovido dias completos. Comprei um guarda-chuva amarelo, no Chinês. Foi uma vida efémera a do pobre guarda-chuva que agora jaz num pequeno caixote-do-lixo da estação do Cais do Sodré.

Tanta chuva e tanto guarda-chuva pelas ruas de Lisboa deu-me vontade de ouvir esta Serenata à Chuva, do álbum homónimo de Viviane, o segundo na carreira a solo da vocalista dos Entre Aspas. As razões são mais ou menos as mesmas que me levam a pôr água na chaleira para fazer um chá, daqueles que fundem sabores. Uma mistura fértil de fado com tango, chanson française, poesia e spoken word. E aquele sotaque delicioso meio algarvio, meio francês, com tiques de fadista.

Serenata à Chuva, com um poema magnífico de Rosa Alice Branco e a participação especial do cubano Mário Riva, a dar uma dimensão incrível à canção, o contrabaixo e as suaves escovas a pontuar, é a música de um dia chuvoso.

Viviane, Serenata à Chuva.

______

"Como o amor altera o sentido da chuva,
Sim, como ela se eleva no ar
E as frases se colam ao vestido.
No interior da pele o poema mudou
Desde que entraste no guarda-chuva
Esquecido a um canto do armário


Talvez o amor seja tudo amar
Sem excepção

E eu que nunca uso guarda-chuva
Assino incondicionalmente este poema"


______

Queria partilhar uma ou duas coisas ou mais convosco: gosto de guarda-chuvas, mesmo quando viram com o vento, gosto porque dão um outro colorido à cidade cinzenta por causa da chuva, porque lançam um véu misterioso sobre as pessoas que o usam. Qualquer dia mudo o título deste blog para O Guarda-Chuva Amarelo. Só porque sim.

4 comentários:

Maria disse...

Tu e os 503 chapeus-de-chuva, eu acho que tu compras nos chinês, para poderes ter um novo, tipo semana sim, semana não!!!!

:)

Patrícia Raimundo disse...

Claro! É aquilo a que eu chamo chapéu-de-chuva descartável! ;)

Sophia disse...

Bom gosto musical!
Essa música é linda! =)
Eu prefiro não usar guarda chuva... mas concordo que dá cor e misticismo à cidade e aos dias cinzentos! =)

Patrícia Raimundo disse...

Obrigada, Sophia! :)
Aparece mais vezes!

Patrícia.