quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

T-Bone Walker - Call It Stormy Monday (1943)

Ontem vi finalmente O Estranho Caso de Benjamin Button. Depois de ter lido todo o tipo de críticas, boas, más, assim-assim, o filme agradou-me mesmo. Por várias razões e uma delas tem o seu quê de musical, ou não fosse eu uma melómana do pior. E como este é um blog de música, deixo as partes cinematográficas para quem realmente percebe do assunto.

A curiosa história do tipo que nasce velho e rejuvenesce à medida que os anos passam acontece nesse santuário do jazz e dos blues que é New Orleans, precisamente na época de florescimento do género banhado pelo delta do Mississipi. É delicioso, não posso negar, ouvir aquelo acento típico, aquela forma tão peculiar de falar, legado de negros, de homens e mulheres que me habituei a ouvir nos melhores standards de jazz e blues.

Boa parte da acção desenrola-se entre as décadas de 30 e 50, logo o filme é muito marcado por aquela coisa tão típica que paira no ar um pouco por todo o Louisiana. Aquela cadência jazzy, não sei bem explicar.

Call It Stormy Monday, um blues típico, cantada por vários artistas em todas as gerações, não faz parte da banda sonora de O Estranho Caso de Benjamin Button, mas bem podia fazer. Escolhi a versão de 1943 de T-Bone Walker para hoje. Se existe canção que descreve como se vivia na New Orleans dos anos 40, essa canção é esta.

Deliciosa no ritmo, na guitarra que sobressai, no piano lá atrás, no saxofone que de quando em vez também se impõe. E a voz a de Walker, um desalento tal que só podia existir ali, naquele momento e naquele lugar da história.

Call It Stormy Monday, T-Bone Walker.

______

They call it stormy Moday, but Tuesday's just as bad
They call it stormy Moday, but Tuesday's just as bad
Wednesday's worse, and Thursday's also sad

Yes the eagle flies on Friday, and Saturday I go out to play
Eagle flies on Friday, and Saturday I go out to play
Sunday I go to church, then I kneel down and pray

Lord have mercy, Lord have mercy on me
Lord have mercy, my heart's in misery
Crazy about my baby, yes, send her back to me

Sem comentários: