sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Silence 4 - Empty Happy Song (2000)

E assim chegou 2009.

2008 foi um ano de boas colheitas musicais e em breve este cantinho aqui fará um ano de canções.

Por esta altura todos os sites e blogs de música fazem as suas escolhas, os melhores do ano que passou, os álbuns que mais agradaram, aqueles que mais desiludiram, etc. Como todos os melómanos, eu adoro essas tabelas e tops, ando sempre a espreitá-los. Bem, geralmente as escolhas deles nada têm a ver com as minhas. E isso tem uma explicação, entre muitas outras explicações igualmente válidas. Os álbuns, bandas, canções que nos marcam não precisam de ser necessariamente colheitas desse ano.

Exemplo: Para mim, o álbum do ano foi The Velvet Underground & Nico. Sim, esse mesmo, o álbum da banana, de 1967. Entendem? Foi a minha "descoberta" de 2008. É claro que também descobri coisas verdadeiramente novas. O Projecto Fuga ou Are You Ready For The Blackout?, o último álbum dos X-Wife. Mas se houve disco que me marcou foi de facto o de Lou Reed e companhia. Por muito que eu queira pôr de lado esse facto - e penso que este será um pensamento comum à maioria dos melómanos como eu... - os anos que já vivi são poucos para tanta história da música. Quando os Velvet Underground se preparavam para lançar o seu álbum de estreia faltavam ainda quase 20 anos para eu nascer. Constrangimentos de ter nascido na segunda metade dos anos 80... Quanto a isso nada a fazer...

Isto explica o facto, que poucas pessoas entendem, de eu andar sempre à procura de música nova nas décadas de 80, 70, 60, 50 e por aí fora.

Escolhi para hoje uma canção espantosamente com quase 10 anos. Essa sim, que acompanhou a minha adolescência. Empty Happy Song é uma excelente forma de começar o ano. Pode parecer estranho, a letra é um tanto ou quanto triste, mas é uma resolução esforçada para um ano que começa.

Empty Happy Song, Silence 4.

________

"May the new year come with a song
An empty happy song
To make my life so right for me

[...]

Live die cry tonight
Let tears fall down your face and laugh
Don't waste your last words on sorrow
Live like there is no tomorrow
And may we all be one
In this song
An empty happy song
To keep us smiling instantly
Become what we would like to be
Indulge ourselves to believe
And though we'll never ever be
We'll pretend that we all can be
Free"

1 comentário:

I. disse...

Uma musica um pouco triste, mas linda, que acompanhou a nossa adolescêsncia e que a mim me fez companhia 'N' vezes.

Te gosto =)