quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Bob Marley - Three Little Birds (1977)

Arrepia-me a possibilidade de, num futuro não muito distante, poucos associarem o nome Bob ao apelido Marley.

O cinema tem destas coisas.

O reggae não é o meu estilo musical de eleição, mas Bob Marley é uma figura incontornável da história da música, e deve ser reconhecida e lembrada como tal.

Receios à parte, nestes últimos tempos tenho vindo a descobrir um pouco mais sobre o reggae e a filosofia rastafari a ele associado, muito por culpa de Rastas, documentário do fotógrafo e realizador brasileiro Neni Glock.

Privo-me de mais palavras, porque na verdade pouco há de novo a dizer sobre Marley e sobre o reggae. São canções tão depressa optimistas e sinceras- como este Three Little Birds, a minha escolha de hoje - como transbordantes de consciência social e política. Por vezes são também devotos louvores a Jah. São sempre apelos de paz e de amor. De tolerância e de união.
São o que se quiser.

Esta é mais uma mensagem de Bob Marley e dos Wailers. Three Little Birds - a minha proposta para hoje.


____________

"Rise up this morning
smiled with the rising sun
three little birds pitch by my doorstep
singin' sweet songs of melodies pure and true"

Sem comentários: