quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

The Doors - Light My Fire (1967)

Ontem no regresso a casa, dei comigo no meio da mais estúpida das experiências.



E tudo graças à senhora com uma criança pela mão que entrou no metro, 2 estações depois da minha.



Não gosto particularmente de ouvir música através de auriculares. Nunca gostei. Mas rendi-me à portabilidade do mp3 e dos seus earphones por culpa da rádio, que, mesmo assim, ainda não consigo ouvir no metro.



Ora, ontem sentei-me confortavelmente, liguei o mp3 e estava a ouvir Light My Fire, The Doors, quando vejo a senhora da criança a falar comigo. Tirei logo um dos auriculares, levantei-me para lhe dar lugar e de repente ouço Jim Morrison quase a capella no meu ouvido esquerdo. Estupidamente fiquei especada a meio da carruagem a pensar no que se teria passado com a faixa e só depois levei a mão ao ouvido destapado.

Assim acontece: em Light My Fire, Ray Manzarek (teclas) e Robby Krieger (guitarra) tocam no meu auricular esquerdo e John Densmore (bateria) toca no direito. Jim Morrison é o único que canta nos dois.

Mas é só em Light My Fire.

A experiência é estúpida. E só é uma experiência porque de repente ouço Jim Morrison com um fundo muito lá ao fundo de teclas e guitarra, nada de bateria, o que transforma tudo.

E me fez pensar na genialidade daqueles músicos, quando, em 1967, misturam os blues ao psicadelismo, e fazem uma das melhores faixas de The Doors, álbum de estreia da banda. Em pouco mais de 7 minutos ouvem-se claramente as teclas pelas mãos do génio Manzarek, num fantástico solo que abre caminho a outro solo, o de Krieger, e que depois de fundem em perfeição. Depois entra Morrison - o ritmo pontuado de Densmore está sempre lá - e sobre ele nada há a dizer. Um génio, simplesmente.


Se não achar demasiado estúpido, faça o teste: pôr e tirar um auricular de cada vez, ouvir os músicos um a um, depois todos em conjunto.


Light My Fire, The Doors. Várias décadas depois e ainda assim genial.


______________________


"The time to hesitate is through
No time to wallow in the mire
Try now we can only lose
And our love become a funeral pyre"

Sem comentários: