quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ella Fitzgerald - How High the Moon (1960)

Nos últimos anos tenho vindo a descobrir mais seriamente o jazz.

Agradam-me mais os clássicos que os novos sub-géneros. Gosto muito dos blues. E fascina-me o scat.

O scat singing é o canto improvisado de sílabas, palavras, que não têm qualquer significado. E é maravilhoso. É a voz como verdadeiro instrumento de orquestra, em pé de igualdade com qualquer saxofone ou piano.

Poderia ter escolhido para hoje um tema integralmente cantado em scat. Tenho ouvido muito Ella Fitzgerald, a primeira-dama da canção, como foi chamada. Temas como Smooth Sailin' ou Rough Ridin', são pérolas do scat singing.

Resolvi escolher a versão de 1960 de How High The Moon, um tema clássico, já presente no álbum 1947-1948. A canção não é inteiramente cantada em scat, mas em Ella in Berlin, o improviso final, toda aquela reviravolta rítmica, faz de How High The Moon um tema da minha eleição.

Porque nem só de palavras se faz o significado de uma canção, Ella Fitzgerald, How High The Moon.



______________


"How high the moon is the name of this song,

How high the moon, thought the words may be wrong,

We're singin' it because you asked for it,

so we're swingin' it just for you..."

Sem comentários: