quarta-feira, 16 de abril de 2008

The Offspring - The Kids Aren't Alright (1998)

Esta dose musical chega um pouco atrasada, mas o importante é que chega.
Porque uma música por dia - ou duas ou três - nem sabe o bem que lhe fazia.

1998: começava a minha melomania a sério e os Offspring lançavam Americana.

Esta conjugação de factos faz com que hoje tenha de incluir o 5º disco da banda na discoteca que é a minha vida e que começou a ganhar forma mais ou menos por essa altura.

Corriam os tempos em que as visitas de estudo eram pretexto para um convívio musical mais intenso. Não era todos os dias que os mais novos partilhavam o espaço minúsculo de um autocarro por várias horas com o pessoal mais velho, que ouvia coisas verdadeiramente estranhas.
E lá íamos nós do Algarve a Lisboa ou a Espanha, bandeira dos Guns ‘n’ Roses no vidro grande de trás da camioneta, um grupinho mais arrojado com o seu rádio ao ombro, alguns com walkman, outros já com o discman.

Para além da bandeira de pano que pertencia a um tipo tresloucado apaixonado por Axl Rose, as viagens de estudo trazem-me à memória a febre que foi Americana naquele ano. Por aqueles dias todos cantavam em coro, como que em protesto, Why Don’t You Get a Job?

E depois havia Issues, a história comico-trágica de um tipo farto da miúda com quem estava, a velocidade estonteante de Walla Walla (faziam-se até concursos para ver quem conseguia dizer a introdução mais rápido – one and two and three and four and one and two…) e de No Brakes e as guitarras eram algo contagiante. Have You Ever tentava sonhar com um mundo melhor e aqueles gritos e guitarras foram uma certa lição. As histórias de Americana não poderiam ir mais de encontro ao que eram as preocupações próprias da idade.

Paradigmática era The Kids Aren’t Alright, a canção que escolhi para hoje. Aqui os Offspring cantavam a consciência do no future apregoado pelo punk. Sonhos desfeitos, ruas que roubam inocências. Que mais queríamos ouvir?

O cliché do tempo que passa aplica-se a mim, aos músicos, a si que lê este blog. Os Offspring mudaram, eu mudei, o mundo mudou. Ouvir Ixnay On The Hombre (1997) não é como ouvir Americana (1998) ou Conspiracy Of One (2000). E ouvir estes álbuns hoje não é o mesmo que ouvi-los na época em que foram lançados.

Lapaliçadas à parte, serve isto para dizer que olho para Americana com nostalgia. Por aqueles anos, por aqueles Offspring.

Permitam-me esta recordação, The Kids Aren’t Alright, The Offspring.

___

"Jamie had a chance, well she really did
Instead she dropped out and had a couple of kids
Mark still lives at home cause he‘s got no job
He just plays guitar and smokes a lot of pot
Jay committed suicide
Brandon OD‘d and died"

1 comentário:

Fátima disse...

the offspring foram mesmo um marco na minha adolescência =) o que eu gritava e sentia estas músicas... "why won't you get a job" era fantástica... é a que me lembro melhor neste momento, toca instantaneamente na minha cabeça, mas tenho a certeza que se for ouvir o cd de novo ainda as sei de cor. =)