sexta-feira, 4 de abril de 2008

Rita Redshoes - Choose Love (2008)

Ontem não houve música por estes lados, mas há hoje. Porque uma música por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!


Com um sorriso nervoso, quase inocente, entra em palco. Ajeita o cabelo (está muito calor e a sala é pequena), o vestidinho preto de lã e pega na guitarra. Parece uma estreante nestas coisas da música, mas não é.

Aos 14 anos já dava voz aos Atomic Bees, banda-cometa que não sobreviveu ao álbum de estreia. Aprendeu piano, guitarra, baixo. Habituámo-nos a vê-la enquanto pianista na banda que acompanha David Fonseca. Com ele gravou um dueto para Our Hearts Will Beat As One, e aquela voz feminina de Hold Still soube a pouco. Chegamos a 2008 e Rita Reshoes sai detrás do piano e assume o microfone, em nome próprio.

Golden Era, o álbum de estreia a solo, é pop fresquinha, fresquinha. Tem alguns travos de jazz também. As 12 canções originais são pequenas histórias, fragmentos de coisas, de pensamentos, ela própria o diz. Contra todas as intenções, a temática do disco gira muito em torno do amor.

Ao vivo as faixas adquirem uma expressividade ainda maior. Para além daquela forma peculiar de articular as palavras, deliciosa, Rita acompanha as canções com gestos e entoações, dando uma componente teatral muito engraçada ao espectáculo.

No showcase de ontem (Fnac Chiado), Rita Redshoes começa à guitarra. Vira-se depois para o teclado que toca em pé, às vezes só com uma mão. Vai desfiando temas, dos mais populares Dream On Girl e Hey Tom a este Choose Love.

É música optimista, para sonhar, para ver o lado bom da vida. Às vezes soa a David Fonseca. Mas só às vezes. Podem partilhar a mesma escola musical, mas o ex-Silence 4 não conseguiria fazer canções tão leves e desprendidas.

Mais do que recomendável, este Golden Era é um rebuçado para os ouvidos. Os sapatos de Let's Dance são vermelhos, mas os de Rita Redshoes bem podiam ter todas as cores do arco-íris.

E porque na vida há caminhos, há escolhas a fazer, Choose Love, diz Rita Redshoes. Always love, acrescento eu.

Bom fim de semana.

___

"Choose love, choose love
Choose love, choose love"

1 comentário:

Seraphine disse...

I choose love! Que inveja que a tenhas ido ver, tamb�m quero! :(
E adoro essa m�sica :P

Beijinho!

Ju*