quarta-feira, 23 de julho de 2008

Coldplay - Viva La Vida (2008)

No final de Abril tinha prometido voltar a Viva La Vida Or Death And All His Friends, o novo álbum dos Coldplay. Esta manhã ouvi o segundo single, Viva La Vida, e achei que estava na hora de cumprir a promessa.

À primeira audição, o primeiro avanço, Violet Hill, não me convenceu. Pareceu-me completamente desenquadrado, talvez pelas referências a Dezembro e à neve e ao frio. Não é que as canções devam estar em sintonia com as estação do ano, no entanto isso pode influenciar a predisposição dos ouvintes para receber um single novo.

Não sei se foi esse facto ou não que me fez reagir a Violet Hill com alguma estranheza e até desilusão. Hoje, a canção já me soa melhor, embora ainda me deixe dúvidas. Todos os outros singles lançados pelos Coldplay têm em mim um impacto definitivo. Ou gosto ou não gosto. Neste caso não foi assim.

Viva la Vida, o segundo tema single, é bem distinto do primeiro, embora a mim me surja envolto no mesmo cepticismo. Não, também ainda não me convence. Parece-me mais solarengo que o primeiro, mas pouco "brilhante".

Apesar de tudo isto, e tendo em conta o que as opiniões valem em si, o álbum tem tido uma boa recepção por parte dos fãs e da crítica. Eu é que ainda não tenho vontade de ouvir o disco todo.

De qualquer das formas, aqui fica a sugestão: Viva La Vida, Coldplay.

(outra coisa que me parece desenquadrada é o título... as letras também não dão grandes pistas... Acho que vou demorar tempo a montar este puzzle).

____

"For some reason I can not explain
I know Saint Peter will call my name
Never an honest word
But that was when I ruled the world"

Sem comentários: