sexta-feira, 25 de julho de 2008

Silence 4 - Blackbird (2000)

Dou comigo a pensar no que representam as covers. Esta é dos Silence 4, para um tema dos Beatles, do épico White Album.

Gosto do Blackbird de David Fonseca e companhia. Aliás, tanto nos Silence 4 como a solo, o músico tem feito boas versões, sobretudo quando se apresenta ao vivo. São grandes momentos. Mesmo quando os temas revisitados não são os maiores êxitos da banda "homenageada".

Assim, há versões de que gosto bastante, que são segundas-vidas para o tema original. Outras há que são meras cópias, sem valor acrescentado. Como é que as distinguimos? Não sei, nem me parece que isso seja fundamental.

Cada um terá as suas razões para gostar ou não de determinada cover. Para mim o essencial, o que me faz realmente gostar de um tema não original, é a forma como é interpretado e sobretudo sentido. Quando o músico se lança no desafio de revisitar uma canção, das duas uma: ou é fã do original ou procura algum tipo de "consagração" através da banda revisitada.

Confesso que a versão de Alanis Morissette para Crazy, uma excelente canção de Seal, me deixou particularmente perplexa. A minha mulher-ídolo do início dos anos 90, em quem em distinguia uma criatividade musical interessante, revisitava um tema sem lhe acrescentar absolutamente nada. Nem uma nova roupagem, nem sentimento, nem interpretação. Com que objectivo? Também não sei.

Para hoje proponho Blackbird, na versão dos Silence 4, incluída no DVD gravado ao vivo no Coliseu dos Recreios em 2000. Um tributo aos Beatles bastante bom.

Silence 4, Blackbird.

______

"Blackbird singing in the dead of night
Take these sunken eyes and learn to see
All your life
You were only waiting for this moment to be free"

Sem comentários: