quarta-feira, 16 de julho de 2008

Xutos & Pontapés - No Quarto de Candy (1997)

Ando a ler compulsivamente um livro. Há muito, muito tempo que não lia assim. Tenho dedicado a maior parte do meu tempo livre à música e, por incrível que possa parecer, ao trabalho.

Nestes últimos tempos tenho esquecido o leitor de mp3 naquela bolsinha pequena da mala, e carregado comigo, todos os dias, uma pasta com o tal livro, para que todos os momentos livres (5 minutos aqui, 10 ali) possa pegar nele e entregar-me àquelas páginas.

Trata-se do segundo livro do jornalista de investigação espanhol, Antonio Salas (pseudónimo), que se infiltrou durante um ano no mundo das máfias da prostituição.

À conta de Um Ano no Tráfico de Mulheres, vejo por todos os lados prostitutas, proxenetas e putanheiros. Traficantes, bruxos e bruxas. Aquela menina muito loira e muito branca que desmaiou esta manhã no metro poderia bem ser uma das raparigas traficadas do leste europeu que Salas descreve a páginas tantas. Aquela negra de formas generosas que encontro todos os dias no autocarro à ida para casa, poderia bem ser a Susy ou a Mery ou a Loveth da verídica história do jornalista infiltrado. O homem de aspecto asqueroso, de suspensórios, que trabalha na mesma empresa que eu poderia bem ser o putanheiro veterano Jesús ou Paulino. E Sunny, o horripilante pugilista nigeriano e traficante de mulheres, que Salas ajudou a prender, poderia ser aquele homem de ar ameaçador que se encosta ao muro da casa em frente.

É, sem dúvida um livro marcante. Não tanto pelo estilo de escrita que é, em alguns momentos repetitiva e pouco criativa (Salas é jornalista, não escritor), mas pela experiência em si e pela realidade que traz à luz do dia. Uma realidade que nos passa completamente ao lado.

Esta minha leitura fez-me lembrar de No Quarto de Candy, tema de Dados Viciados, o álbum mais "temático" dos Xutos & Pontapés. É que, apesar de não ter a certeza que a Candy da canção é uma prostituta, sempre a identifiquei como tal. O filme de 2006 com Heath Ledger, Candy, pode também ter contribuído subliminarmente para esta minha ideia.

No Quarto de Candy é uma balada com o seu quê de trágico, muito rock, de guitarras densas. Chega a ser arrepiante a forma como Tim por vezes se demora nas palavras.

Por isso, aqui fica a sugestão, os Xutos & Pontapés No Quarto de Candy.

___

"Se quiseres entrar
No quarto de Candy
Vais ter de pagar
A ternura de Candy

E ela é tão doce
Candy

E eu fico á espera
Que se apague a luz
No quarto de Candy

Quando ela aparece
E sorri bonita
Sabe que quero ser o seu herói

E eu quero-te tanto
Nunca te vou deixar partir
Darei tudo, tudo o que tenho
Para tu seres minha esta noite"

Sem comentários: