quinta-feira, 6 de março de 2008

Balla - A Meu Favor (2003)

Na capa de Le Jeu (2003), Armando Teixeira aparece no seu melhor estilo retro: as rosas vermelhas, o cabelo, os óculos de massa e até a forma como segura o cigarro.

Em palco, é uma personagem discreta. Tanto podia ser o mentor de alguns dos projectos mais interessantes da música portuguesa como podia ser um qualquer empregado de escritório.

Quando vi os Balla ao vivo, algures em 2004, Armando Teixeira nem sequer ocupava o lugar de maior destaque no palco. E é nessa discrição que reside todo o carisma e charme de um dos mais interessantes compositores, produtores e músicos portugueses.

Armando Teixeira é sinónimo de Balla e de Bullet. E foi também parte dos Bizarra Locomotiva e dos Da Weasel.

Tão discreto, que foi preciso chegarmos ao terceiro registo dos Balla para que Armando Teixeira cantasse todos os temas de um disco seu. É desta fibra que são feitos os grandes artistas.

Numa altura em que se prepara o lançamento de Resumo 2000-2008, compilação de 13 dos mais emblemáticos temas dos Balla, com direito a 5 remisturas para download e um inédito, recuo até à pop de charme de Le Jeu.

A Meu Favor, que conta com a voz feminina de Lili (Legendary Tiger Man, Ballerina), - se não estou em erro são dela os deliciosos apontamentos vocais neste tema - vagueia por cabarets e ruas sinuosas. Faz paragens no erotismo da pop e da electrónica, e com a ajuda de um VJ, os espectáculos ao vivo são verdadeiras experiências de sedução.

O Fim da Luta, primeiro single para A Grande Mentira (2006), último registo de Armando Teixeira com os Balla, não me conquistou à primeira como A Meu Favor, mas aquilo que me surpreende desde o início na sonoridade da banda continua lá.

A Meu Favor, os Balla de Armando Teixeira. Delicioso.

_________

"A brisa que vem de ti está a meu favor - o tal favor...
O tal favor..."

Sem comentários: